A Reumatologia é a especialidade da medicina que pesquisa, diagnostica, investiga e trata as doenças relacionadas aos ossos, músculos, articulações, coluna vertebral, tecido conjuntivo e auto-imunidade. Estas enfermidades, popularmente chamadas de reumatismo, englobam mais de 100 patologias, distintas, que acometem crianças, adultos e idosos e que são objeto de estudo da reumatologia.

Para este profissional chegar a um tratamento correto do problema, apresentado pelo paciente, faz-se necessário uma história detalhada e um exame físico minucioso, que será realizado pelo médico, com o objetivo de investigar todo o quadro clínico do paciente.

Dentro desta pesquisa, muitas vezes, ocorre a necessidade de pedir exames complementares, exames de imagem e laboratoriais para se chegar ao diagnóstico correto, indicar o tratamento individualizado e realizar o acompanhamento do paciente.

Na nossa abordagem integrativa utilizamos as evidencias da ciência ocidental associadas a sabedoria milenar da Medicina Oriental, Medicina Chinesa e Ayurveda nos distúrbios músculo-esqueléticos. Com este olhar holístico, podemos oferecer aos nossos pacientes os melhores tratamentos para seus desconfortos e dores, com menos efeitos colaterais e resultados mais duradouros.

O médico de família e comunidade é um profissional de atenção primária a saúde, ou seja, deve formar um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem e quando eles sentirem algo deve ser o primeiro médico a ser consultado. Desta forma, nessa especialidade os médicos estão em uma posição privilegiada para fazer promoção de saúde, prevenção ao adoecimento, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças. Na medicina de família não existe dicotomia entre prevenção e cura, ou seja, a promoção da saúde física, mental, emocional e social está associado á prevenção e tratamento das enfermidades.

O médico de família é um clínico geral, ou seja, um profissional com formação generalista que atende crianças, adultos e idosos de maneira continuada e integral e procura trabalhar com uma equipe interdisciplinar. Segundo a literatura mundial este profissional é resolutivo em 80 a 90% das questões que demandam assistência a saúde. Esta especialidade tem a missão de resgatar a relação médico-paciente prejudicada pela super especialização da medicina ocidental. Sua origem nos remete a década de 70, quando esta proposta chegou as faculdades de medicina na América Latina através de uma reforma curricular. Esta abordagem foi uma reação a especialização e desumanização do atendimento médico ao paciente.

Nosso trabalho, com as práticas integrativas, permite que possamos ter uma abordagem generalista, do médico de família, associada as terapias não convencionais como a acupuntura, fitoterapia e alimentação equilibrada. Com isto podemos oferecer aos nossos paciente o que existe de melhor nos dois mundos: as evidencias cientificas ocidentais associadas com a sabedoria da Medicina Oriental.

A Medicina do Estilo de Vida e a Medicina Preventiva preconizam o uso de mudanças no estilo de vida e nos hábitos no tratamento das doenças. Podemos associar esta abordagem a medicina integrativa enriquecendo e individualizando a terapêutica:

  1. Dieta individualizada e equilibrada
  2. Exercícios adequados
  3. Controle do estresse e suas possíveis consequências para a saúde mental
  4. Cessação do habito do tabagismo e do uso de drogas
  5. Tratamento não medicamentoso sem dependência e efeitos adversos
  6. Adequação das mudanças no estilo de vida de acordo com necessidades individuais
  7. Utilização de praticas integrativas para promover saúde física e mental: Tai Chi, Yoga e Meditação

Um crescente corpo de evidencias cientificas recentes demonstram que intervenções e mudanças no estilo de vida são componentes essenciais no tratamento das doenças físicas e mentais e que podem ser tão, ou mais, eficazes que o tratamento medicamentoso porem sem seus riscos e os deletérios efeitos colaterais. A Medicina do Estilo de Vida, associada as práticas integrativas, torna-se a primeira escolha para o tratamento e prevenção de diversos distúrbios e doenças de forma suave e individualizada, porém de forma eficaz e duradoura:

  1. Diabetes Mellitus
  2. Doença coronariana
  3. Hipertensão Arterial
  4. Obesidade
  5. Síndrome de resistência a insulina
  6. Osteopenia e osteoporose
  7. Câncer
  8. Fibromialgia e dores musculo-esqueléticas
  9. Artrites e artrose
  10. Cefaléias
  11. Ansiedade
  12. Depressão
  13. Insônia
  14. Estresse emocional
  15. Fadiga
  16. Distúrbios da coluna vertebral
  17. Alterações gástricas e intestinais

O Ayurveda é uma medicina indiana, com uma abordagem integrativa, que preconiza mudanças individualizadas no estilo de vida de acordo com o diagnóstico do desequilíbrio psico-físico (Dosha) do paciente. Através desta leitura, podemos ter uma indicação de hábitos saudáveis de acordo com a necessidade daquela pessoa que busca saúde e qualidade de vida. Com este objetivo recomenda-se: dieta individualizada, exercícios adequados, regularidade na  rotina diária, técnicas de desintoxicação (eliminação de toxinas), massagens, fortalecimento da mente e equilíbrio das emoções através do desenvolvimento de auto-conhecimento e pratica regular de Yoga e meditação. Todas estas ferramentas terapêuticas orientais levam a uma melhora na qualidade de vida, vitalidade, assim como a promoção da saúde física, mental, emocional e social do paciente.

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao profissional de nutrologia atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida. Na visão da Medicina Oriental a alimentação deve ser individualizada de acordo com o desequilíbrio do paciente. A leitura da desarmonia depende de uma história detalhada e exame físico minucioso, após isto, indicamos a dieta fundamentada no uso correto dos sabores e da potência dos alimentos (quente e frio) mas também da qualidade e quantidade da comida.

O tratamento com plantas medicinais (fitoterapia) tem sido utilizado há milênios em todo planeta. Sem dúvida é a mais importante forma de resgatar o equilíbrio do paciente nas medicinas orientais (Medicina Chinesa e Ayurveda) e atualmente continua tendo papel de destaque, integrado a outras abordagens terapêuticas. As ervas medicinais são escolhidas especificamente de acordo com necessidades individuais, tendo como base o diagnóstico do desequilíbrio do paciente.

Nesta abordagem terapêutica utilizamos as plantas medicinais ocidentais e orientais (indianas e chinesas) de forma individualizada, recomendamos um acompanhamento de 3 meses, com uma consulta mensal. Normalmente recomendamos as fórmulas fitoterápicas em capsulas ou em pós para os pacientes adultos, já as crianças o medicamento é feito na forma de xarope. Utilizamos a fitoterapia, há mais de 30 anos, e observamos que a maioria dos pacientes tem uma resposta terapêutica positiva com tratamento com as ervas medicinais.

A acupuntura é uma especialidade da Medicina Chinesa, que utiliza a inserção de agulhas em pontos vitais com o objetivo de promover o fluxo do Qi (substancia vital)  nos meridianos do nosso corpo. O Qi, nesta visão oriental, é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando o seu fluxo normal é interrompido surgem os desequilíbrios físicos, mentais e emocionais, que podem gerar os quadros de adoecimento.

A ciência ocidental demonstrou que a acupuntura promove a liberação de substancias analgésicas e sedativas sendo indicada nos seguintes casos: patologias musculo-esqueléticas, nos distúrbios psicoemocionais, doenças de pele, alergias, alterações gastro-intestinais, problemas de coluna, ansiedade, depressão, insônia, alterações ginecológicas, quadros infamatórios e dolorosos e distúrbios respiratórios e neurológicos como cefaléias, além de possuir uma atuação preventiva e de promoção da saúde física e mental.

A eletro-acupuntura potencializa o efeito analgésico da acupuntura através da estimulação das agulhas com eletro-estimulação Indicações do tratamento com Acupuntura pela Organização Mundial de Saúde – OMS

  1. Pediatria : diarréia, convulsão e obesidade infantil
  2. Ginecologia: TPM, cólica menstrual, cistite, obstrução da trompa, ovário policístico, infertilidade e menopausa
  3. Psiquiatria: depressão, ansiedade, insônia e estresse
  4. Neurologia: cefaléias, tonteira, neuralgia do trigêmeo, neuralgias, disfunção da ATM, paralisia facial e AVC ( ataque vascular cerebral)
  5. Otorrinolaringologia: zumbido, dor de garganta, amigdalite, rinite e sinusite
  6. Gastroenterologia: dor abdominal, cólica intestinal, náuseas e vômitos, diarréia, constipação, hiperacidez, gastrite crônica, ulcera péptica, síndrome do intestino irritável, enterite e hemorróidas
  7. Cardiologia: doença coronariana, angina pectoris, hipertensão arterial e hipotensão arterial
  8. Dependência química: alcoolismo, tabagismo, dependência a cocaína e heroína
  9. Dermatologia: acne, herpes zoster, psoríase
  10. Pneumologia: bronquite e asma
  11. Reumatologia: distensão muscular, dor cervical, dor aguda na coluna vertebral, dor lombar, dor ciática, dor no joelho, fibromialgia, artrose, artrite reumatóide, gota
  12. Obstetrícia: enjoo, correção da posição fetal, indução ao parto, dor no parto, lactação deficiente
  13. Endocrinologia: obesidade e diabetes mellitus

O tratamento com auriculoterapia pode ser utilizado como terapêutica complementar a massoterapia e acupuntura com uma abordagem curativa e preventiva. Neste tratamento são utilizadas várias ferramentas para a estimulação: agulhas, cristais, sementes e metais.

A Massoterapia Chinesa – massagem terapêutica – combate as tensões e estresse decorrentes do excesso de trabalho e, por isso, é uma forte aliada da medicina oriental na prevenção e no tratamento das lesões musculo-esqueléticas. A técnica de massagem conhecida como Tui Na permite atingir pontos específicos dos meridianos chineses para cada distúrbio, levando à liberação de neuropeptideos com ação analgésica e sedativa como as endorfinas.

A medicina oriental tem apresentado excelentes resultados, com sessões de massoterapia duas a três vezes na semana. Além de proporcionar um profundo relaxamento da musculatura envolvida na lesão, a Tui Na atua sobre todos os canais energéticos do organismo. Essa terapia também age preventivamente, combatendo as tensões e estresses decorrentes do excesso de trabalho.

As manobras de alongamento, que são fundamentais na prevenção e tratamento das dores, fazem parte dos recursos da Tui Na. Em média, uma sessão dura de 50 a 60 minutos e um tratamento recomenda pelo menos 10 sessões. Muitas vezes pode-se associar a massoterapia chinesa à fisioterapia para obter resultados mais rápidos e duradouros.

O Ayurveda ou Medicina Ayurvedica é a filosofia médica indiana que foi desenvolvida, há muitas centenas de anos, com o objetivo de harmonizar o ser humano com as leis da natureza. Nós somos formados pelos 5 elementos da natureza que se unem gerando forças e funções fisiológicas chamadas de Doshas: espaço e ar formam Vata, fogo e água geram Pitta e água e terra produzem Kapha. Estes humores devem estar funcionando adequadamente para termos saúde física, mental e emocional nesta visão oriental.

Os Doshas tendem a se desequilibrar, por isto, é necessário uma leitura diagnóstica da desarmonia do paciente. Após o diagnóstico, O Ayurveda recomenda várias ferramentas terapêuticas para harmonizar e integrar as pessoas: dieta equilibrada, fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), oleação através de massagens, sudação para eliminar toxinas, terapias de desintoxicação, mudanças no estilo de vida, exercícios adequados e prática de Yoga e meditação. O diferencial aqui é que todo tratamento é feito de forma individualizada pois cada paciente necessita de uma abordagem única que irá depender do diagnóstico do desequilíbrio dos Doshas.

Dipana e Pachana são importantes terapias ayurvedicas para melhorar o Agni (fogo digestivo) e eliminar Ama, ou seja, as toxinas formadas no tubo digestivo devido ao Agni incompetente. O Dipana e o Pachana são realizados através de uma dieta adequada, fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais) e mudanças no estilo de vida para melhorar a função digestiva e excretória. O objetivo final é promover o Agni (fogo digestivo) e a eliminação de Ama (toxinas) com isto melhoramos a saúde do tubo digestivo e a vitalidade do paciente. O Ayurveda afirma: sem um trato gastro-intestinal competente não podemos alcançar equilíbrio, saúde e vitalidade.

É a terapia que utiliza de alimentos e ervas afrodisíacas, para melhorar e estimular a vitalidade sexual (vajikaranas). Tais componentes, são recomendados a serem consumidos com moderação pelos pacientes, que devem procurar sempre manter o autocontrole, não fantasiando muito com experiências sexuais futuras, ou relembrando experiências passadas, para ajudar no tratamento. Como dito no Caraka Samhita (principal livro da filosofia Ayurvédica): “apenas as pessoas que apresentam autodomínio e que tenham comando sobre seus sentidos devem receber o tratamento com vajikarana, com o objetivo de tornar a vida familiar feliz”. Além de melhorar a sexualidade também promove tecidos saudáveis, pois sexualidade depende de uma saúde física e mental equilibrada. Normalmente recomendamos fazer a terapia em conjunto com a terapia Rasayana para alcançarmos uma sexualidade saudável, associada a vitalidade e rejuvenescimento.

Nasya é a terapia nasal para os distúrbios acima da clavícula. Para o tratamento utilizamos óleos vegetais medicados e adequados ao desequilíbrio do paciente. É recomendada para pessoas que sofrem constantemente de rinite, sinusite, dores de cabeças e alergias. Antes de aplicar pó ou os óleos, é feita uma massagem com óleos (abhyanga) na cabeça e pescoço e após uma concentração de calor local ou sudação (swedana).

Baseia-se em uma terapia para os olhos e é feita com a colocação de envoltórios feitos de farinha de cereais ao redor dos olhos. O ghee é então depositado, e ali permanece por um determinado tempo. É muito benéfico para quem possuí problemas de visão em geral, dificuldades para enxergar, olhos vermelhos e irritação ocular.

O tempo de duração depende do desequilíbrio do paciente. Os médicos ayurvedicos recomendam ciclos de 7 sessões para esta terapia.

Abhyanga  é a massoterapia Ayurvédica de maior importância, por ser praticada antes das outras terapias, servindo como uma base para os outros tratamentos que o paciente necessita. Os óleos vegetais são usados de acordo com os doshas (ou biotipos) de cada paciente.

A Abhyanga é melhor indicada nos distúrbios de Vata e Pitta. Para desequilíbrios de Kapha utilizamos udvathana, ou seja, massagem com pó de ervas medicinais . Nas alterações do Dosha Vata utilizamos óleos quentes como o de gergelim, já nas desarmonias do Dosha Pitta está indicada óleos refrescantes como o de coco

A terapia consiste em um fluxo de óleo aplicado com movimentos contínuos, diretamente na testa e têmporas do paciente. Pode se dizer que o shirodhara (onde shiro significa cabeça e dhara, fluxo contínuo) é um dos tratamentos mais importantes e calmantes da Medicina Ayurvédica, permitindo o total relaxamento interior do paciente, fazendo com que o mesmo passe por um estado de tranquilidade ou até mesmo em sono profundo. Os efeitos podem ser logo percebidos após algumas sessões, quando a memória refresca, além de diminuir a ansiedade e agitação, acalmando o corpo e inclusive podendo aumentar a capacidade de concentração. Tem melhor indicação em desequilíbrios de Vata e Pitta.

Uma massagem ayurvedica feita com pós de ervas com o objetivo de tratar desequilíbrios do Dosha Kapha. Esta massagem é energizante e esfoliante da pele. Auxilia nos tratamentos de gordura localizada e retenção de líquidos. Recomenda-se 10 sessões de udwarthana que deve ser associada a outras terapias ayurvédico.

Uma das 8 especialidades tradicionais do Ayuveda ou medicina indiana, que tem como principal objetivo o rejuvenescimento, promovendo a saúde e vitalidade do paciente, além de estimular sua imunidade. Aliviar o estresse, eliminar toxinas e os níveis de ansiedade, também são outros dos inúmeros benefícios que o tratamento oferece.

Rasayana é a terapia que promove os seguintes benefícios:

  1. Saúde física e mental
  2. Aumento de vitalidade
  3. Rejuvenescimento
  4. Melhora a pele
  5. Promove a imunidade
  6. Estilo de vida saudável

Nesta terapia é realizada uma massagem com movimentos de deslizamento através de pedras vulcânicas, óleos vegetais e essenciais aquecidos. Na sequencia as pedras são colocadas em alguns pontos específicos do corpo, onde permanecem por um período de tempo, assim como os cristais nos chakras (centros de energia vital), na finalização da terapia. O paciente irá experimentar um relaxamento profundo, alivio de dores musculares, diminuição de estresse e tensões, reequilíbrio do fluxo energético e sensação de bem estar físico e mental.

A fisioterapia traumato-ortopédica trata as disfunções relacionadas com as lesões do sistema músculo-esquelético. Estas leões são resultantes de traumatismos e também esforços repetitivos ( LER), ou seja, causadas pelo desempenho regular de atividades repetitivas e continuas. Citamos as principais indicações:

  1. Fraturas
  2. Luxações
  3. Distensões
  4. Entorses
  5. Rupturas parciais de tendões
  6. Tendinites e tenossinovites
  7. Bursites
  8. Epicondilite
  9. Lombalgias
  10. Dorsalgias
  11. Cervicalgias

São utilizados as várias abordagens que dispõe o profissional de fisioterapia, dentre elas citamos: recursos terapêuticos manuais como a massoterapia, manipulações, mobilizações, drenagem linfática e pompagem, recursos eletrotermo-fototerapeuticos, exercícios de cinesioterapia, ou seja, são exercícios que auxiliam na recuperação da mobilidade articular, flexibilidade e também o fortalecimento muscular.

São patologias que caracterizam-se por manifestações crônicas e degenerativas que geram limitações das atividades normais da vida diária. Dores, associados ou não a processos inflamatórios, redução dos movimentos, alteração do recrutamento neuromuscular, perda do condicionamento cardiovascular, alterações do tropismo da pele e fraqueza, que muitas vezes estão associados a transtornos mentais como estresse, ansiedade e depressão, fazem parte do conjunto de distúrbios dos pacientes que sofrem destas enfermidades. Que são mais de 200 patologias distintas, citamos as principais e mais prevalentes em nosso meio:

  1. Artrose (osteoartrite)
  2. Fibromialgia
  3. Osteoporose
  4. Gota
  5. Artrite Reumatóide
  6. Lupus Eritematoso Sistemico
  7. Vasculites
  8. Artrite Juvenil
  9. Dermatomiosite
  10. Polimialgia reumática
  11. Espondilite anquilosante
  12. Reumatismo de tecidos moles
  13. Distúrbios da coluna vertebral ( lombalgia, cervicalgia e dorsalgia)

O fisioterapeuta é um profissional de saúde que utiliza diversos recursos terapêuticos dentre eles podemos citar: eletrotermofototerapia, recursos terapêuticos manuais que pode incluir a massoterapia, mobilizações, drenagem linfática e pompagem e cinesioterapia: exercícios que objetivam recuperar a mobilidade articular, alongamentos associados a exercícios de fortalecimento muscular que são fundamentais no tratamento e na prevenção dos distúrbios musculoesqueléticos, enfermidades cada vez mais incidentes e prevalentes na nossa realidade.

A RPG é um método manual de fisioterapia onde trata-se e previne-se lesões do aparelho musculoesquelético, assim como alterações posturais através de posturas adequadas a cada caso, combinadas a respiração, alongando de forma global as cadeias musculares.

Esta terapia foi desenvolvida na Rússia e em inglês Intravasculkar Laser Irradiation of Blood. A aplicação do laser é feita com uma pulseira que direciona a irradiação para a artéria radial com o objetivo de atingir o sangue.

Combate radicais livres, doenças inflamatória, envelhecimento cutâneo, melhora a circulação sanguínea e linfática, a imunidade, doenças cárdio-vasculares, respiratórias e a cicatrização.

O Sistema Linfático possuí um papel muito importante para o organismo, no sentido de remover líquidos e proteínas das células. Trabalhando em conjunto com o sistema venoso, se encarrega de filtrar e conduzir seu material (linfa) de volta à circulação sanguínea. A drenagem linfática portanto, ajuda o sistema linfático a drenar os líquidos em excesso, equilibrando nossa quantidade de água e eliminando qualquer tipo existente de fluídos tóxicos no corpo.

Já a drenagem linfática ayurvédica (neerabhyanga) não é muito diferente: como uma drenagem normal, ela também se une ao sistema linfático para limpar e eliminar impurezas de nossa circulação. Está indicada  para os seguintes quadros: edemas, inchaços, estagnações e distúrbio do Dosha Kapha

Este protocolo de detoxificação é uma terapia genuinamente ortomolecular, natural e que atua de forma sistêmica. Utilizamos argila, produtos ortomoleculares, manta térmica e outras associações. Quanto aos benefícios, podemos citar a eliminação de metais tóxicos, toxinas e impurezas, redução de inchaços, ação lipolítica, efeito antioxidante, além de fornecer nutrientes, vitaminas e minerais, equilibrando o organismo. A detoxificação corporal deve ser realizada ao iniciar qualquer tratamento estético, pois prepara o organismo para responder melhor qualquer estímulo.

Oferecemos planos de tratamentos para celulite, gordura localizada, retenção de líquido, flacidez tissular e muscular, entre outras disfunções estéticas corporais. Utilizamos recursos termofotoeletroterápicos e manuais, aroma e argiloterapia, assim como dermocosméticos e nutrocêuticos.

Protocolo natural que tem como benefícios eliminar toxinas e bactérias, remover impurezas, combater radicais livres, regular a reprodução de sebo, desinflamar a pele, efeito tensor, além de também, fornecer sais minerais e oligoelementos. A detoxificação ortomolecular facial não tem contra-indicações, pode ser feito em qualquer pessoa e proporcionará uma melhora significativa na acne inflamatória, pois seu tratamento é de dentro pra fora.

Peeling é uma palavra em inglês que quer dizer descamar, este procedimento promove esfoliação ou remoção de camadas da pele, de modo controlado, para obter regeneração da mesma. Eles representam uma modalidade importante de tratamento de manchas, textura da pele, suavização de rugas, cicatrizes e melhora de cravos e acne ativa. Trabalhamos com peeleings enzimáticos, químicos, e também coma microdermoabrasão através do peeling de diamante e ultrassônico

Na limpeza de pele realizamos uma sequencia de procedimentos jungtamente com aplicação de produtos naturais e aromaterápicos ideias para cada paciente. Com isto promoveremos uma higienização profunda da pele além de remoção de celular mortas e comedões, controle da acne e excesso de oleosidade e aumento da hidratação. Ressaltamos que dentro de um plano de tratamento facial, a limpeza de pele é a primeira a ser indicada pois prepara a pele para os demais tratamentos.

Oferecemos planos de tratamento para peles desvitalizadas com marcar de expressão, manchas, acne e para outras disfunções faciais. Como recursos de tratamento utilizamos laser, ledterapia, eletroterapia, terapias manuais, aroma e argiloterapia, dermocosméticos e nutracêuticos, entre outros.